Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casepaga

casepaga

01.10.15

8 segredos bizarros de beleza no passado


antonio garrochinho


destaque
Quanto mais o tempo passa, mais parece que as mulheres e todas as demais pessoas vaidosas da face da Terra vão cada vez mais longe em nome de padrões de beleza. Como você já deve saber, o hit hoje em dia, além das academias e das dietas loucas, consiste em segredos de beleza malucos, que englobam desde soluções caseiras até mesmo cirurgias plásticas invasivas, sejam para a retiradas de algumas costelas, seja para um preenchimento com Botox.
Acontece, no entanto, que essa onda frenética pelos cuidados estéticos está muito longe de acabar e o pior: não é algo inventado recentemente. Antes mesmo de seus avós nascerem, em um tempo em que a higiene era artigo de luxo, mulheres e homens ao redor do mundo já tinham seus segredos de beleza.
E, como você vai poder conferir na lista que preparamos, vários desses segredos de beleza do passado eram tão ou mais bizarros quanto os de hoje. Isso porque as pessoas já faziam loucuras desde sempre para ter pele, cabelos e corpos bonitos e chamativos. O problema, no entanto, eram os métodos usados para isso.
Até mesmo ferro, chumbo e outras substâncias, inclusive as radioativas, faziam parte dos segredos de beleza de épocas passadas. Dá para acreditar? Mas essa lista bizarra, claro, não para por aí.


1. Dentes mais brancos

2
Não se sabe se é boato ou se essa loucura realmente aconteceu, mas dizem que um dos segredos de beleza dos antigos romanos consistia em deixar os dentes mais brancos. Agora, como eles conseguiam isso? Aí que está o problema: com nada menos que xixi!

2. Suor a preço de ouro

3
Se hoje em dia todo mundo toma banho para ser bem aceito e para dar um tapa no visual, especialmente no dias quentes, fique sabendo que na Roma antiga as coisas eram um pouco diferentes. Dizem que o suor dos gladiadores era algo quase sagrado e era engarrafado e vendido nos arredores do Coliseu como cosmético para os que queriam a pele mais bonita.

3. Máscara de chumbo

4
Mas e quando não existiam cremes e cosméticos para hidratar e melhorar a pele? Um dos segredos de Elizabeth I, rainha da Inglaterra e da Irlanda, no século 16, era usar chumbo para cuidar da pele. Isso mesmo, veneno! Ela mandava fazer máscaras para ficar com a pele mais lisa, branca e iluminada.

4. Penteados bufantes

5
Outra coisa que já fez parte do padrão de beleza de mulheres e homens do passado eram os penteados duvidosos. Normalmente preenchidos com perucas, os penteados bufantes foram moda da França no século XVIII. Tanto cabelo, aliás, só não desmoronava devido às grandes quantidades de talco que era aplicada, já que os ápice dos penteados ficavam muito acima da altura da cabeça.

5. Máscara de ferro

6
E, se no século 16 tinha rainha usando máscara de chumbo, no século XVIII um dos segredos de beleza mais desejados eram as máscaras de ferro. A recomendação era usá-las à noite para que a pele ficasse mais descansada e preservada. É ruim, hein?

6. Calibrador de beleza

9
Você teria coragem de colocar todos esses ferros no rosto? Pois, acredite ou não, esse era um dos segredos de beleza da década de 30 e a mulherada toda queria usar essa geringonça, conhecida como calibrador de beleza. A peça foi criada para que os maquiadores pudesse medir o rosto dos artistas do cinema e avaliar se tinha alguma parte que precisaria de melhores drásticas.

7. Cachos permanentes

7
Nos anos 30 a moda era ter cabelos muito cacheados e, se possível, com algum volume. Um dos segredos de beleza da época, para conseguir atingir esse padrão, eram um procedimento chamado “permanente”. Como o nome mesmo diz, a intenção era criar cachos definitivos, ao contrário do que a progressiva faz hoje em dia. Entende?
Mas, como você pode ver, todo o procedimento para conseguir os tais cachos da moda parecia mais uma sessão de tortura, com um equipamentos monstruoso e cheio de fios ligado aos cabelos das clientes. E o pior de tudo: pela foto, parece que não havia restrição alguma para que permanentes fossem feitos em crianças.

8. Rádio

8
Não é bem o rádio que você conhece hoje em dia. Outro dos segredos de beleza dos anos 30 era uma substância radioativa, que prometia maravilhas às mulheres e suas peles. Hoje, no entanto, sabemos que essa substância química JAMAIS poderia ser usada como cosmético ou algo parecido devido ao seu potencial cancerígeno.
Fonte: R7
www.areademulher.com