Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casepaga

casepaga

01.09.15

A FESTA DO AVANTE! NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!


antonio garrochinho


Aí está ela,em fase final de construção,a 39ª edição da Festa do Avante!,que se realiza este ano a 4,5 e 6 de Setembro na Quinta da Atalaia - Amora - Seixal.
Festa do Portugal de Abril,da Liberdade e da Democracia,ela é a concretização da vontade,da iniciativa e da capacidade colectiva dos militantes do Partido na sua realização e importante factor de mobilização e dinamização da organização do Partido.
É a festa da fraternidade,da camaradagem,da solidariedade de classe e internacionalista,da paz e da amizade entre os povos,festa do povo,da juventude,das famílias e da luta com a confiança de que é possível uma sociedade melhor e mais justa.
Ponto de encontro anual de largos milhares de homens,mulheres e jovens,militantes do Partido,da JCP,sem filiação partidária e até de outros partidos,que de norte a sul do país,das regióes autónomas e a diáspora,deslocam-se durante os três dias à Festa,se encontram e convivem em sã camaradagem com representantes de outros povos de todo o Mundo.
É uma festa ímpar,ao longo das suas sucessivas edições não há duas festas que recordemos iguais. E são diferentes porque cada ano é um acto concreto da imaginação,da criatividade e da capacidade de organização deste grande colectivo partidário que é o PCP,empenhado em fazer sempre melhor e tendo em conta as circunstâncias sociais e políticas em que decorre a sua realização.
O que afirmamos, não é simples acto de retórica,são as próprias entidades e instituições públicas e privadas com que o PCP tem relações no âmbito da preparação e realização da Festa a reconhecer a grande capacidade de organização,de planificação,a imaginação,a criatividade,a militância e a dedicação dos seus construtores e de que, em Portugal, só o PCP está em condições de realizar uma Festa desta dimensão.
Perante este reconhecimento público,e até de grande parte da comunicação social,(mesmo que muito lhes custe)que por muito que se esforce em tentar desvalorizar e silenciar o êxito das sucessivas edições da Festa não consegue tapar o sol com a peneira,ou seja que a Festa do Avante! é o maior acontecimento político-cultural que se realiza anualmente no nosso país e que só um partido como o nosso,o PCP,fortemente organizado,estruturado e enraízado nos trabalhadores e na população,está em condições de realizar.
Por tudo isto,não é pois por acaso que persistem os ataques à Festa do Avante!,particularmente através da Lei do Financiamento dos Partidos,que é,no fundamental,uma lei virada contra o PCPcom o propósito de ingerência na vida partidária e com a pretensão de condicionar a promoção de iniciativas culturais,como é o caso da muito nossa Festa do Avante!.
Porém,podem ter a certeza,de que,com toda a confiança e determinação continuaremos a lutar e a dar firme combate contra todas as políticas que ponham em causa as liberdades e a democracia,em que os comunistas exercem orgulhosamente a sua militância todos os dias da sua vida.
Após tantos anúncios de morte,de definhamento por parte dos arautos da contra-revolução sobre o fim do comunismo e do nosso Partido,aqui estamos,como sempre estivemos,nós os comunistas e o nosso Partido a dar a resposta necessária.
Preparar a Festa do Avante! é também continuar a luta,certos de que a luta será dura e prolongada,mas com a consciência de que só lutando conseguiremos vencer.
A Festa do Avante!,para além da sua componente política,cultural,científica,artística,desportiva,gastronómica, é também internacionalista e um amplo espaço de alegria e de convívio entre os seus visitantes.
É também um poderoso meio do Partido,através do contacto com largos milhares de visitantes,alertar e denunciar as políticas de direita dos sucessivos governos,e particularmente a política que o actual governo PSD/CDS-PP levou a cabo contra os trabalhadores e contra as populações,pondo em causa inclusivamente a independência e a soberania nacional,contrariando promessas feitas quando estava na oposição,enganando o seu próprio eleitorado.
É a oportunidade para esclarecer e mobilizar os visitantes para a necessidade de se alargar a unidade na acção contra esta política de direita e,ao mesmo tempo,divulgar as propostas do PCP de ruptura com esta política e da necessidade de um novo rumo,por uma política diferente,soberana e de esquerda.Esta é uma tarefa de vital importância no presente mas também no futuro. O recrutamento de novos militantes,em particular jovens,é condição fundamental para termos um Partido organizado,estruturado,cada vez mais forte e capaz de responder aos desafios com que venha a ser confrontado.
E tem sido assim a Festa do Avante!ao longo das suas sucessivas edições,na FIL,no Jamor,no Alto da Ajuda,em Loures e de há 25 anos a esta parte na Quinta da Atalaia,lutando em torno dos problemas concretos sentidos pelos trabalhadores e pelas populações,denunciando as políticas contrárias aos seus interesses,combatendo-as e apresentando propostas alternativas. As várias edições da Festa,sempre diferentes,em que várias gerações de comunistas se foram formando e ganhando consciência política,fortaleceram a confiança de que com o seu trabalho e a sua luta é possível construir um mundo melhor,mais justo e liberto da exploração do homem pelo homem. E de que através da passagem da nossa mensagem a largos milhares de pessoas que anualmente visitam a nossa Festa,o Partido se vai reforçando cada vez mais.
Em cada Organização Regional e Sectores ultimam-se os preparativos para a participação na Festa.
Do vasto programa da Festa merece particular destaque a iniciativa da Abertura de sexta-feira e o grandioso comício de domingo com a intervenção do Secretário-Geral do PCP. Da variada programação artística e cultural nos vários palcos e espaços,destaque na noite de sexta-feira,no palco 25 de Abril,que certamente irá agradar a todos,espectáculo onde a Festa vai ao cinema. Mas a programação não ficará por aqui e dará expressão ás várias correntes artísticas e musicais em que participam artistas ,músicos e cantores nacionais e estrangeiros.
A Festa é Teatro,é Dança, é Etnografia e Folclore de norte a sul do país,é animação da mais tradicional ás novas abordagens. A Festa é ,do Livro,da Música,onde se pode encontrar desde a última novidade aos clássicos e outros livros e obras musicais que procuramos e que agora teremos oportunidade de adquirir.
A Festa do Avante é também Desporto.Para além da tradicional Corrida da Festa,o visitante poderá assistir á demonstração de várias modalidades desportivas.
A Festa do Avante! é ainda a gastronomia e a doçaria,os melhores vinhos trazidos pelas organizações regionais do Partido,bem como as ofertas gastronómicas de outras partes do Mundo.
A Festa do Avante! é também solidariedade internacionalista,troca de experiências e de outras realidades,da possibilidade real de construção da alternativa ao capitalismo,a sociedade socialista evoluindo para o comunismo.
A Festa do Avante! oferece aos seus visitantes a possibilidade de conhecerem os quatro cantos do Mundo,as suas realidades,a sua experiência,as suas lutas e dificuldades,bem como a sua confiança no futuro.
A Festa é juventude que,com a sua presença,participação e contributo,a sua generosidade,entrega e dedicação faz justamente da Festa do Avante! a festa da juventude e do futuro.
Com entusiamo,alegria e forte convicção prosseguimos assim a construção da nossa Festa do Avante!,certos de que «Não há festa como esta!».