Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casepaga

casepaga

16.09.17

AS SIMPÁTICAS BACKSTUGAS DA SUÉCIA


antonio garrochinho

Em uma floresta no sul de Småland, no sul da Suécia, há uma pequena cabana de barro que você pode alugar diretamente no Airbnb. A cabana é parcialmente enterrada no chão, com seu telhado de grama quase nivelada com o nível do solo, o que torna a choupana quase invisível. Este tipo de casebre é conhecido como "backstuga" na Suécia, que literalmente pode ser traduzido como "chalé de colina". Elas não são muito comuns na atualidade, mas nos séculos XVII e XVIII, algumas pessoas mais pobres do país moravam nelas.

Muitas backstugas tinham apenas um quarto e muitas vezes eram construídas diretamente em uma encosta, com três paredes externas de madeira (ou pedra), enquanto a colina servia como parte de trás e quarta parede da casa. Esse estilo de construção era comum no sul e sudoeste da Suécia, onde a madeira era muito cara.

Pese que no curto verão local as choupanas podiam manifestar um ambiente cálido e abafado depois de muitas horas no sol, durante o inverno conseguiam manter o calor por muito mais tempo, proporcionando um aquecimento extra em tempos de frio rigoroso.

As pessoas que viviam nessas moradias eram conhecidas pejorativamente como backstugusittare (barraqueiros). Eles quase sempre eram muito pobres e viviam na propriedade de outra pessoa e ganhavam a vida com empregos temporários, artesanato ou em instituições de caridade.

Às vezes, o proprietário arrendava uma pequena parcela de terra para que eles cultivassem pequenas lavouras ou jardins. Tais casas eram normalmente construídas em terras inúteis para a agricultura, ou em terras comunais de aldeias, ou paróquias.

Os barraqueiros não eram muito bem vistos pelas autoridades já que nunca pagavam impostos. Mas os tempos mudaram e, à medida que o status social destas pessoas melhorou, muitas dessas casas foram abandonadas e agora algumas delas são preservadas em Åsle, nos arredores de Falköping, e são frequentadas durante o veraneio apenas por famílias abastadas.

A acolhedora cabana mostrada no primeira foto, que está localizada em Småland, foi construída no início dos anos 1800. Os proprietários do imóvel restauraram a cabana, instalaram diversas comodidades modernas e agora aluga a mesma aos visitantes.
02
As simpáticas backstugas da Suécia 02
Via: A. Steijer
03
As simpáticas backstugas da Suécia 03
Via: Johan Emanuel Thorin
04
As simpáticas backstugas da Suécia 04
Via: Desconhecido
05
As simpáticas backstugas da Suécia 05
Via: Work of Castor
06
As simpáticas backstugas da Suécia 06
Via: Work of Castor
07
As simpáticas backstugas da Suécia 07
Via: Work of Castor
08
As simpáticas backstugas da Suécia 08

09
As simpáticas backstugas da Suécia 09
Via: Hembygd
10
As simpáticas backstugas da Suécia 10
Via: Wikimedia
11
As simpáticas backstugas da Suécia 11
Via: Deviant World
12
As simpáticas backstugas da Suécia 12
Via: Work of Castor
13
As simpáticas backstugas da Suécia 13

Hembygd
14
As simpáticas backstugas da Suécia 14
Via: Slaktforskarfarbunds
15
As simpáticas backstugas da Suécia 15
Via: Frnminne-Hogland
16
As simpáticas backstugas da Suécia 16
Via: Desconhecido
17
As simpáticas backstugas da Suécia 17
Via: Harriet Moments
18
As simpáticas backstugas da Suécia 18
Via: Guidebook Sweden

www.mdig.com.br

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.