Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casepaga

casepaga

31.08.16

Grupo de baleias quase encalha em ilha espanhola


antonio garrochinho




Na mitologia grega acreditavam que as baleias e os golfinhos se suicidavam porque, segundo eles, tinham sido expulsos do mar por Netuno, deus dos mares. Hoje graças aos estudos sobre o comportamento desta espécie, existem diversas teorias a respeito do suicídio em massa. Uma expõe que os grupos de mamíferos marinhos são afetados por alguma infecção que danifica seu sistema de navegação baseado no eco. No entanto, a maioria dos pesquisadores coincidem na teoria da desorientação, dado porque os cetáceos são gregários, transladam-se pelos oceanos guiados por um líder que, se perde ou fica doente, fazendo com que o resto do grupo imite sua conduta.

Muito provavelmente foi isso que aconteceu, quando banhistas em uma praia em Lanzarote, na Espanha, uma das ilhas Canárias ao largo da costa da África Ocidental, foram surpreendidos por um grupo de baleias-piloto desorientado, que começou a se aproximar da costa até que várias delas quase ficaram encalhadas.

Nesse ponto, em face de uma situação de emergência óbvia, todas as pessoas presentes intervieram da única maneira que podiam, que era através da criação de uma espécie de corrente humana que impediu as baleias de alcançar a praia, enquanto suave e lentamente foram de moevendo em direção ao mar. No final, eles conseguiram realizar esta tarefa difícil!

VÍDEO


www.mdig.com.br