Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casepaga

casepaga

30.06.17

MERCADOR AMBULANTE VENDENDO MÚMIAS NO EGIPTO EM 1865


antonio garrochinho

Durante a era vitoriana de 1800, a conquista do Egito por Napoleão abriu as portas da história do Egito para os europeus. Naquela época, as múmias não receberam o respeito que mereciam das elites europeias e, de fato, as múmias podiam ser compradas dos vendedores ambulantes -como mostrado na foto- para serem usadas como o principal evento para festas e encontros sociais que ocorreram no século XVIII.

Mercador ambulante vendendo múmias no Egito, em 1865
As elites da era muitas vezes faziam "Festas de desempacotamento", que, como o nome sugere, era tipo um "unboxing" cujo tema principal sria uma Múmia que seria desembrulhada na frente de uma plateia turbulenta, torcendo e aplaudindo ao mesmo tempo.

Durante esse período, os restos bem conservados dos antigos egípcios foram rotineiramente moídos em pó e consumidos como remédio medicinal. Na verdade, tão popular se tornou a múmia pulverizada que até instigou um mercado negro para atender a demanda, em que a carne dos mendigos era vendida como a dos antigos egípcios mumificados.

À medida que a Revolução Industrial progrediu, as múmias egípcias foram exploradas para fins mais utilitários: um grande número de múmias humanas e animais foram destruídas e enviadas para a Grã-Bretanha e Alemanha para uso como fertilizante. Outras foram usadas ??para criar pigmento marrom múmia ou foram despojados de seus invólucros, que foram posteriormente exportados para os EUA para uso na indústria de fabricação de papel.

À medida que o século XIX avançava, as múmias tornaram-se objetos de exibição apreciados e um grande número delas foi comprada pelos ricos colecionadores privados europeus e americanos como lembranças turísticas. Para aqueles que não podiam pagar uma múmia inteira, os restos desarticulados, como uma cabeça, mão ou pé, podiam ser comprados no mercado negro e contrabandeados.

Tão rápido foi o comércio de múmias na Europa que, mesmo depois de saquear túmulos e catacumbas, simplesmente não havia suficientes corpos egípcios antigos para atender a demanda. E assim falsas múmias foram fabricadas dos cadáveres de criminosos executados, idosos, pobres e dos que morreram de doenças horríveis, enterrando-os na areia ou enchendo-os de betume e expondo-os ao sol.

www.mdig.com.br

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.