Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casepaga

casepaga

30.06.14

Os Verdes alertam para poluição no rio Tejo Rio TejoO mau estado da qualidade da água deste rio internacional, o Tejo, em particular na zona da Lezíria, alertou o Partido Ecologista Os Verdes


antonio garrochinho

Os Verdes alertam para poluição no rio Tejo



Rio TejoO mau estado da qualidade da água deste rio internacional, o Tejo, em particular na zona da Lezíria, alertou o Partido Ecologista Os Verdes

As descargas de barragens com influência no Tejo tornaram hoje visível o mau estado da qualidade da água deste rio internacional, em particular na zona da Lezíria, alertou o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).
Manuela Cunha, do PEV, disse à agência Lusa que observou um rio “com a superfície completamente poluída, cheio de porcaria, e com extensas manchas oleosas e partículas flutuantes”, situação que, frisou, “não assistia há muitos anos na zona de Santarém”.
“Estes focos de poluição prejudicam não só o usufruto das populações, em época balnear, como de quem vive da pesca, da água para rega, e das atividades comerciais ligadas às zonas ribeirinhas”, sublinhou.
Manuela Cunha disse ainda que o foco de poluição, “detetado a olho nu”, pode ter diversas origens.
“Ou indicia a má qualidade em que se encontra a água das barragens que fazem descargas, ou pode apontar para a existência de um outro tipo de despejos para o rio que, a coberto das primeiras, se efetuaram”, observou.
Perante esta situação, a dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes” disse à Lusa que vai requerer informação parlamentar no sentido de “perceber se está a ser feita a devida monitorização da qualidade das águas das barragens envolvidas nestas descargas, qual o resultado, a existir, destas medições, e se foi feito, de forma camuflada e ilegal, outro tipo de despejos”.

1 comentário

Comentar post