Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casepaga

casepaga

31.08.16

UM VÍDEO ESPECTACULAR - CARANGUEO EREMITA RESOLVE MUDAR DE CONCHA E LEVA O SEUS AMIGOS ANTES HOSPEDADOS NO EXTERIOR DA SUA ANTIGA CASA


antonio garrochinho



O caranguejo-ermitão é um bicho bem vulnerável: seu abdômen é frágil e não possui carapaça protetora. Por isso ele sempre busca uma concha vazia de outro animal e passa a usá-la como seu abrigo. Acontece que muitas vezes ele também muda de casa e quando isso acontece ele leva tudo que lhe pertence como em uma mudança comum. Como podemos ver neste impressionante e raro vídeo, capturado por Jonathan Bird para sua terceira temporada de Blue World, que mostra um comportamento raramente registrado, quando este crustáceo leva também as anêmonas para a nova concha.




Os dois tem relações mutuamente benéficas e sabem que sobrevivem melhor juntos do que sozinhos. Ao colocar uma anêmona-do-mar em sua carapaça, o ermitão sabe que terá uma camada extra de camuflagem e se protegerá de ataques de predadores como os polvos, que não gostam muito do sabor dos cnidários. O vídeo não tem legendas, mas é auto-explicativo por si só.

VÍDEO

www.mdig.com.br